Relações Internacionais
Relações Internacionais

Relações Internacionais

Os profissionais de relações internacionais trabalham duro para facilitar a comunicação e integração entre os países. Conheça mais sobre a carreira em relações internacionais.

A Carreira em Relações Internacionais

Relações Internacionais

Habilitação:
Bacharel em Relações Internacionais
Duração do Curso:
4 anos
Area:
Humanas
Atributos do Profissional:
Observação e Comunicação
Salário Médio:
R$ 2341,00

O Bacharel em Relações Internacionais ( profissionais de Relações Internacionais ), estuda e conduz a interação entre as nações, empresas e as diferentes culturas humanas.

Cada país, cada povo, tem as suas características próprias e o que é considerado um fato normal em uma localidade pode ser considerado um absurdo em outra região.

Para entender melhor o modo de pensar e agir dos povos, o profissional de relações internacionais estuda os aspectos políticos, econômicos, históricos, sociais e culturais dos países formando um mosaico completo dos diferentes modos de pensar que existem no mundo.

Levando sempre em conta que as diferenças culturais e ideológicas existem e devem ser respeitadas, o profissional de relações internacionais investiga os mercados, analisa o cenário global e avalia a possibilidade de negócios e investimentos no exterior.

Como negociador e especialista em línguas, o profissional de relações internacionais ainda pode trabalhar promovendo a negociação entre as empresas, abrindo novas possiblidades para importações e exportações de mercadorias.

O Curso de Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais se apoia em 3 conteúdos principais: direito, economia e política.

No início do curso de relações internacionais o foco será nas matérias teóricas, o aluno estudando muita história, geografia ( principalmente geopolítica ), sociologia e economia básica.

No decorrer do curso vão sendo introduzidas também passo a passo aulas práticas, com vários laboratórios e simulações de negociações e diplomacia.

Definitivamente o curso de relações internacionais é para quem gosta de ler e o domínio de línguas estrangeiras é fundamental.

Além do Inglês, que é pré-requisito, conhecer uma segunda ou terceira língua estrangeira é um grande diferencial.

Em geral, os alunos já entram no curso de relações internacionais com um bom domínio do Inglês e estudam os outros idiomas no decorrer da graduação.

O estágio é sempre obrigatório, em algumas universidades, principalmente nas Universidades Federais, é obrigatório também que o aluno produza também um Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC ).

Relações Internacionais: Trabalhando pela Integração do Mundo

Grade Básica do Curso de Relações Internacionais

  • Economia
  • História
  • Geografia
  • Direito básico
  • Língua Portuguesa
  • Teoria da Negociação
  • Sociologia
  • Estatística
  • Filosofia
  • Psicologia básica

As Relações Internacionais e a Globalização

A Globalização é um processo de integração cultural, social e principalmente econômica entre os países que começou aproximadamente na década de 80 do século passado, após o colapso final do sistema Socialista/Comunista.

A Globalização, que ampliou as relações internacionais em quantidade e qualidade, foi impulsionada pela evolução dos meios de comunicação ( principalmente internet ), pela evolução tecnológica baseada na eficiência, pelo desejo dos países em promover a integração e também pelo desenvolvimento de meios de transporte mais baratos.

Embora só tenha explodido no final do século XX, as origens da globalização podem ser identificadas já no século XV na época das grandes navegações onde navegadores e profissionais de relações internacionais começavam a tornar o mundo menor integrando os mercados.

Como todo processo evolutivo da humanidade, a globalização possui aspectos positivos e negativos:

Lado Positivo da Globalização

Lado positivo da Globalização

Os profissionais de relações internacionais apontam os seguintes pontos positivos para a globalização:

  • A maior oferta de produtos no mercado possibilita uma maior concorrência que acaba diminuindo os preços e forçando o aumento da qualidade
  • O barateamento dos meios de comunicação melhora a qualidade de vida das pessoas e diminui o desperdício de tempo e recursos.
  • O acesso a cultura de outros países permite as pessoas ter uma experiência de vida mais rica.

Lado Negativo da Globalização:

Lado Negativo da Globalização

Os profissionais de relações internacionais apontam os seguintes pontos negativos para a globalização:

  • Países com um parque industrial maior e uma tecnologia mais avançada tendem a destruir a indústria dos países menos desenvolvidos.
  • Culturas mais dominantes tendem a se infiltrar e modificar as culturas menores, diminuindo a diversidade cultural do mundo.
  • Contando com mercados gigantescos, as empresas multinacionais concentram muito poder, podendo influenciar até mesmo a política mundial.

Especializações da Carreira em Relações Internacionais

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da carreira de Relações Internacionais:

  • Analista Internacional: Especialização das relações internacionais para quem tem perfil de pesquisador. O analista internacional atua colhendo dados e produzindo estatísticas para coordenar a ação de governos, empresas e ONGs.
  • Comércio Exterior: O profissional de relações internacionais também pode se especializar em Comércio Exterior atuando em negociações entre empresas e promovendo as importações e exportações entre os países.

Relações Internacionais: Aspectos Favoráveis

O Brasil está experimentando pela primeira vez na história o aparecimento de grandes empresas Brasileiras multinacionais.

Agora além do Brasil ser o foco de investimentos, ele está passando também a investir. Grandes empresas nacionais exportadoras, principalmente dos setores de alimentos e petroquímico vão precisar de muitos profissionis de relações internacionais nos próximos anos para expandir as sua exportações.

Há ainda boas oportunidades de trabalho em grandes organismos internacionais tais como ONU, Unesco e FMI.

Relações Internacionais: Aspectos Desfavoráveis

O curso de relações internacionais exige uma grande dedicação dos alunos já que muitas vezes as vagas de emprego são disputadas com candidatos do mundo inteiro.

Também é necessário estudar muitos idiomas o que pode não ser fácil para algumas pessoas, aprender novas línguas exige tempo, determinação, boa memória e principalmente muita paciência.