Engenharia Aeronáutica
Engenharia Aeronáutica

Engenharia Aeronáutica

Engenheiro Aeronáutico é o profissional especializado no projeto de helicópteros, aviões e até naves espaciais. Conheça mais sobre o curso de Engenharia Aeronáutica.

 

A Carreira em Engenharia Aeronáutica

Engenharia Aeronáutica

Habilitação:
Engenheiro Aeronáutico
Duração do Curso:
5 anos
Área: engenharia
Atributos do Profissional:
Visão Espacial e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 4112,00

O Engenheiro Aeronáutico ( profissional de Engenharia Aeronáutica ) é o profissional que trabalha projetando, construindo e fazendo a manuntenção de aviões, helicopteros, foguetes, satélites e até naves espaciais.

Podemos fazer um comparativo dizendo que a Engenharia Aeronáutica está para os céus do mesmo modo que a Engenharia Naval está para os mares e a Engenharia Mecânica está para a terra.

Especializado em todo tipo de veículo aéreo, desde pequenos aviões, até grandes naves espaciais, o profissional de engenharia aeronáutica é fundamental para a segurança dos vôos.

É ele que gerencia as equipes de manutenção das aeronaves ( helicópteros e aviões ), cuida do projeto dos instrumentos de controle e também planeja as melhores rotas de linhas aéreas que atravessam o continente e os Oceanos.

Além de atuar na fabricação de aeronaves, o profissional de Engenharia Aeronáutica também pode trabalhar em uma série de setores ligados a atividade aérea, tais como o projeto de novos aeroportos, ampliação de aeroportos já existentes e o gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo ( controlar os aviões que pousam, decolam e voam ).

Assim como os transportes navais ( grandes navios ) são o principal meio de transporte de carga no mundo, os transportes aéreos ( grandes aviões ) são os principais meios de transporte de pessoas entre as cidades e entre os continentes.

O Curso de Engenharia Aeronáutica

O curso de Engenharia Aeronáutica é um curso tem uma forte carga de matérias exatas, se você não gosta de matemática, física, química e computação melhor nem pensar em fazer. Nos dois primeiros anos, onde é feita a formação básica do engenheiro aeronáutico será estudado muito cálculo, desenho técnico e principalmente física ( resistência dos materiais, termodinâmica e aerodinâmica ). A partir do terceiro ano, começam as matérias específicas da Aeronáutica tais como tecnologia aérea, eletrônica, mecânica de vôo e dinâmica estrutural para aeronaves.

Em algumas faculdades de Engenharia Aeronáutica, pode acontecer do aluno ter de fazer a opção de uma especialização no terceiro ano, podendo escolher entre atuar em uma área mais geral do projeto de aeronaves ou então áreas específicas tais como projeto de helicópteros, desenho de aeronaves, projeto de aviões, engenharia espacial, etc… Por se tratar de um curso de engenharia avançada, no final do curso é sempre necessária a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC ).

Engenharia Aeronáutica: Projetando aviões, helicópteros e até naves espaciais !!

Grade Básica do Curso de Engenharia Aeronáutica

  • Cálculo
  • Geometria Analítica
  • Álgebra
  • Equações Diferenciais Ordinárias ( EDO )
  • Física Geral
  • Eletrônica
  • Tecnologia Digital
  • Mecânica dos Fluidos
  • Termodinâmica
  • Aerodinâmica

A Engenharia Aeronáutica e a Corrida Espacial

Terra Vista da Lua: Uma das imagens mais lindas do universo !!

A Corrida Espacial foi um período do século passado onde as duas principais potências do mundo da época, Estados Unidos e União Soviética ( URSS ) disputaram entre sí para ver quem tinha a superioridade da Engenharia Aeronáutica e conseguia conquistar o espaço primeiro.

Considerado a última fronteira militar e tecnológica, o espaço foi alvo de ambição destas duas potências que queriam explora-lo em busca de riqueza e vantagem estratégica.

A largada da corrida espacial foi dada oficialmente no dia 03 de Novembro de 1957 do milênio passado, quando os Soviéticos lançaram o primeiro ser vivo da terra no espaço, a cadela Laika, ela subiu ao espaço a bordo do módulo espacial Sputnik II. Embora a missão tenha sido um sucesso, a cachorrinha não chegou a voltar viva para a terra morrendo devido ao superaquecimento da nave.

Yuri Gagarin: O primeiro humano a chegar ao espaço

Após o sucesso desta missão, os Soviéticos foram ainda mais ousados: desta vez a missão era levar um homem ao espaço e ao contrário do que aconteceu a Laika, o objetivo era traze-lo vivo de volta ao nosso planeta.

O piloto escolhido para esta arriscada missão foi o Capitão Yuri Gagarin, que passou por um rigoroso treinamento físico e psicológico. A Engenharia Aeronáutica Soviética desta vez foi mais cuidadosa e não cometeu os mesmos erros da outra missão, projetando uma nave muito maior e mais segura desta vez, o módulo espacial Vostok I.

Gagarin voou para fora da terra e voltou com segurança no dia 12 de Abril de 1961. Foi neste dia que ele disse a famosa frase: “A Terra é Azul”.

Apollo 11: A Missão que Levou o Homem a Lua

Os Americanos que estava perdendo a corrida espacial até este momento, após a missão de Gagarin decidiram tomar uma decisão radical. O presidente Americano na época, John Kennedy, anunciou: ” Nós decidimos ir a Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis “, muitos consideravam uma missão impossível, mas o governo Americano estava disposto a realiza-la e investiu bilhões de dólares e praticamente 1 decada inteira neste projeto.

Para se ter uma idéia da dificuldade desta missão, batizada de Missão Apolo, levando em conta a tecnologia da época, foram necessárias peças fabricadas por mais de 20 mil empresas, 300 mil trabalhadores e 20 bilhões de dolares de investimento em Engenharia Aeronáutica.

Neil Armstrong: O primeiro homem a pisar na lua terrestre

Após 10 anos de trabalho duro, a nave da Apolo 11 foi lançada no dia 16 de Julho de 1969 do Cabo Canaveral ( base espacial Americana ) levando 3 astronautas: Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. A nave voou por 4 dias inteiros chegando a Lua no dia 20 de Julho de 1969, Armstrong, o comandante da missão, foi o primeiro homem a descer e pisar na lua. Assim que completou a missão, e deu o primeiro passo sobre o chão da Lua, disse sua famosa frase: “Este foi um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade”.

A corrida espacial entre Russos e Americanos durou até o dia 17 de Julho de 1975, quando as naves Soyuz ( Russa ) e Apolo ( Americana ) realizaram uma acoplagem.

Acoplagem das Naves Apollo e Soyuz: Final da Corrida, Inicio da Parceria

A partir de 1975, com o fim da corrida espacial, a Russia e a América passaram a colaborar entre sí, hoje em dia as agências espaciais de ambos os países trabalham para a construção da Estação Espacial Internacional ( ISS ), o maior projeto de Engenharia Aeronáutica que já foi feito pela humanidade.

Especializações da Carreira de Engenheiro Aeronáutico

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar ainda pelas seguintes especializações dentro da Engenharia Aeronáutica:

  • Gerenciamento de Tráfego Aéreo: Profissional que orienta o tráfego de aeronaves, auxiliando nas operações de pouso e decolagem dos aviões com segurança. Este profissional da engenharia aeronáutica também pode atuar definindo corredores de tráfego aéreo e estudando a melhor rota para as aeronaves.
  • Engenharia Espacial: Especialização da Engenharia Aeronáutica onde o profissional atua projetando foguetes, satélites e naves para a exploração espacial.
  • Manutenção de Aeronaves: Como é um grande conhecedor da estrutura e projeto das aeronaves, o engenheiro aeronáutico também pode atuar coordenando equipes de manutenção e reparos para aviões e helicópteros.
  • Desenho e Projeto de Aeronaves: Uma das principais especializações da Engenharia Aeronáutica, nesta carreira o profissional atua criando, desenhando e definindo novos modelos de aeronaves. É este profissional que define os materiais e coordena os testes das aeronaves, quando estão sendo fabricadas.
  • Sistemas Aéreos: Especialização da Engenharia Aeronáutica onde o profissional atua projetando e testando sistemas internos para as aeronaves, tais como instrumentos de controle, sensores, mecanismos de pressurização, sistemas eletrônicos, computadores de bordo, etc…

Carreira de Engenharia Aeronáutica: Aspectos Favoráveis

Por se tratar de um curso de engenharia avançado e complexo, a Engenharia Aeronáutica está entre as carreiras de engenharia mais valorizadas do mercado. A procura por profissionais de Engenharia Aeronáutica deve subir ainda mais nos próximos anos, devido aos crescentes investimentos do governo e das empresas no setor. Só o governo, já reservou mais de 3 bilhões de Reais através de obras do PAC para a reforma construção e modernização de aeroportos.

Outra boa oportunidade para os Engenheiros Aeronáuticos está na cidade de São Paulo, onde temos a maior frota de helicópteros do mundo !! Há excelentes vagas em empresas que fazer a armazenagem e manutenção destes helicópteros.

Para quem quer trabalhar com projeto de aeronaves dentro da Engenharia Aeronáutica, o Brasil na próxima década deve tentar construir um caça de alta tecnologia, deve tentar projetar novos foguetes de lançamento de satélites e também deve investir bastante no projeto de novos aviões de passageiros através da Embraer.

Carreira de Engenharia Aeronáutica: Aspectos Desfavoráveis

O principal aspecto da Engenharia Aeronáutica está na concorrência do curso: há poucos cursos no Brasil e todos os vestibulares são muito difíceis. O vestibular de Engenharia Aeronáutica do ITA ( Instituto Tecnológico da Aeronáutica ) por exemplo, é considerado por alguns professores como o mais difícil do Brasil !!