Engenharia de Petróleo
O engenheiro de petróleo é um profissional que trabalha na exploração, produção e comercialização do petróleo e seus derivados. Conheça mais sobre o curso de engenharia de petróleo.
A Carreira em Engenharia de Petróleo
Engenharia de Petróleo
Habilitação:
Engenheiro de Petróleo
Duração do Curso:
3 a 4 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Persistência e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 2812,00
O Engenheiro de Petróleo ( profissional da Engenharia de Petróleo ) é um profissional especializado que pode trabalhar em todas as etapas do processo de produção de petróleo.
Atuando na descoberta de jazidas, na exploração, na produção e na comercialização, o engenheiro de petróleo é um profissional fundamental nas companhias de exploração, energia e produção de combustíveis.
O profissional de engenharia de petróleo tem um amplo campo de atuação: em relação ao ambiente de trabalho pode atuar em plataformas de produção, em refinarias de combustível, navios petroleiros e também em empresas de prestação de serviços, em relação a função, pode atuar como consultor ambiental, como consultor técnico, como consultor especialista em petróleo geral, realizando levantamento de preços e também liderando equipes de exploração.
Como tem uma formação multi-disciplinar, os engenheiros do petróleo podem integrar equipes de geólogos, engenheiros navais e engenheiros ambientais coordenando e direcionando os trabalhos.
No Brasil, a carreira em engenharia de Petróleo é relativamente nova, foi regulamentada somente em 1973 pelo CONFEA ( Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia ).
Durante a criação desta nova carreira de engenharia, foram estabelecidas as atribuições do Engenheiro do Petróleo, pouco tempo depois também fundados os primeiros cursos de Engenharia de Petróleo.
O Curso de Engenharia de Petróleo
O curso de Engenharia de Petróleo proporciona uma formação bem geral e abrangente aos alunos. Além da grade básica de Engenharia ( física e matemática ) o aluno terá também conteúdos relacionados a Química ( processamento e refino do petróleo ), Engenharia Naval básica ( conhecimento do projeto de plataformas e torres de exploração ) e até Geologia estudando técnicas de exploração do solo para encontrar petróleo.
Além das matéria técnicas citadas acima, o curso de engenharia de Petróleo tem também uma boa quantidade de matérias práticas relativas ao ciclo do petróleo tais como armazenamento, transporte de óleo, refino e prospecção ( escavação de poços na terra e no mar ).
No final do curso de Engenharia de Petróleo serão abordadas também disciplinas complementares tais como economia geral ( para entender e acompanhar câmbio e variações no preço do petróleo ), noções de administração de empresas, gestão de projetos e contabilidade.
O curso de engenharia de petróleo busca formar profissionais completos para atuar tanto na exploração direta quanto na organização dos negócios de petróleo.
Grade Básica do Curso de Engenharia do Petróleo
- Refino do Petróleo
- Física
- Cálculo
- Desenho Técnico
- Geologia Básica
- Prospecção
- Química Orgânica
- Química Geral
- Resistência dos Materiais
Terra: Um Planeta Movido a Petróleo
Seja na forma de gasolina, diesel, combustível de aviação, plástico ( de diversos tipos ), asfalto e até medicamentos, o Petróleo é atualmente a principal matéria prima do nosso planeta, estando presente em todo o tipo de atividade e indústria.
Recurso natural abundante e disponível em quase todos os países do mundo ( em quantidades diferentes obviamente ), o petróleo já trouxe muito dinheiro para alguns países, trouxe muito progresso e também já causou muitas guerras ( Guerra do Golfo, Guerra do Iraque, Guerra Arabe-Israelense, etc… ).
Muita gente não sabe, mas o petróleo além de principal combustível do planeta e matéria prima de milhares de produtos é também a principal fonte de inflação do mundo: quando o petróleo sobe, praticamente tudo sobe pois o petróleo é a base da economia atual.
Muitos economistas preveem inclusive que quando o petróleo acabar, a inflação tende a diminiuir até se tornar residual ( varia em torno de zero ).
Embora o petróleo já exista no nosso planeta a vários milhões de anos ( levou milhões de anos para se formar inclusive ), a indústria moderna do petróleo e a engenharia de petróleo em sí só surgiram no século 19.
O primeiro poço de petróleo da Era Moderna ( destinado a exploração e venda do petróleo ) foi perfurado no Arzebaijão ( república próxima a Rússia ) em 1846.
No início, como haviam poucos carros ( eram caros e tinham pouca tecnologia ) e o plástico ainda não era uma matéria prima universal, a indústria do Petróleo não se desenvolveu muito.
A indústria de refino do óleo negro só ganhou o tamanho e o poder que tem hoje no século 20 devido a evolução e massificação dos transportes ( surgimento da aviação como padrão de transporte entre os países e popularização do automóvel ) e também a descobertas da jazidas de petróleo dos Estados Unidos e da Arábia Saudita no começo do século ( essa descoberta garantiu generosos estoques de óleo e formou a base da indústria ).
Principais Países Produtores de Petróleo da Era Moderna
Carreira de Engenharia de Petróleo: Aspectos Favoráveis
A carreira de engenharia de petróleo está bastante favorável. Com a descoberta do Pré-Sal brasileiro pela Petrobrás ano passado ( 2009 ), os investimentos no setor de produção de petróleo devem crescer consideravelmente ( bilhões de dolares vão ser investidos em novos projetos ).
As reservas de petróleo do Pré-Sal ainda nem começaram a ser exploradas e já estão sendo consideradas a grande descoberta natural do nosso século.
Entre os novos projetos petrolíferos que devem ser realizados nos próximos 5 anos, temos o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.( COMPERJ ) que vai ser construido no município fluminense de Itaboraí, a construção de dezenas de novas plataformas de petróleo pelos estaleiros Brasileiros e também a abertura dos poços do Pré-Sal que vai ser realizada em breve.
Só com estes projetos, o governo espera que sejam gerados mais de 1,2 milhões de empregos diretos e indiretos.
Além dos setores de exploração, muitos empregos para engenharia de petróleo também vão ser gerados no setor de manutenção das instalações e gerência.
Carreira de Engenharia de Petróleo: Aspectos Desfavoráveis
Entre os principais aspectos desfavoráveis da carreira em engenharia de petróleo está o seu quadro de horários, que pode ser bem diferente das outras carreiras.
Muitas vezes, principalmente quando o profissional de engenharia de petróleo trabalha nas plataformas oceânicas, o engenheiro de petróleo tem que ficar semanas ( as vezes meses !! ) no mar cuidando dos projetos. Enquanto está na plataforma, o engenheiro tem que viver e trabalhar sem contato com o continente ( somente através de internet, telefone, etc… ).