Engenharia Elétrica – Profissão, Carreira e Informações Gerais
A principal atribuição do Engenheiro Elétrico é projetar e construir usinas de energia, linhas de transmissão e sistemas elétricos em geral tais como motores. Conheça mais sobre a carreira em Engenharia Elétrica.
A Carreira de Engenheiro Elétrico
Engenharia Elétrica
Habilitação:
Engenheiro Eletricista
Duração do Curso:
5 anos
Área: engenharia
Atributos do Profissional:
Organização e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 2729,00
Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que estuda a energia elétrica, suas propriedades e também o eletromagnetismo.
A principal atribuição do Engenheiro Elétrico é projetar e construir usinas de energia ( tais como hidrelétricas, nucleares e termelétricas ), linhas de transmissão e sistemas elétricos em geral tais como motores elétricos, veiculos elétricos, máquinas, etc…
Na carreira do Engenheiro Elétrico, este profissional vai poder escolher entre dois ramos principais de atuação:
- Eletrotécnica ( Engenharia Elétrica Pesada ): Neste ramo de atuação da engenharia elétrica, o profissional vai atuar projetando e dando suporte a grandes sistemas tais como usinas, motores elétricos pesados e instalações elétricas industrais.
- Eletrônica ( Engenharia Elétrica de Precisão ): Neste ramo de atuação, o engenheiro elétrico vai atuar em sistemas menores e de maior precisão tais como máquinas e circuitos eletrônicos, pequenos robôs e sistema de controle eletrônicos.
Grade Básica do Curso de Engenharia de Elétrica:
- Cálculo
- Eletromagnetismo
- Materiais Elétricos
- Sistemas Digitais e Circuitos Elétricos
- Microeletrônica
- Eletrônica
- Eletromagnetismo
- Conversão de Energia
- Automação
- Máquinas Hidráulicas e Máquinas Térmicas
Especializações para o Curso de Engenharia Elétrica
Ainda dentro do contexto das duas áreas principais de atuação: Eletrotécnica e Eletrônica. O engenheiro elétrico pode se especializar nas seguintes áreas:
Especializações Relativas a Eletrônica:
- Microeletrônica: Especialização onde o engenheiro elétrico atua no projeto e construção de microchips, processadores para computadores e circuitos eletrônicos em geral.
- Telecomunicações: Se especializando em telecomunicações, o profissional de engenharia elétrica ira atuar no estudo e implementação para sistemas de controle e transmissão de audio e vídeo. O engenheiro elétrico poderá atuar também no projeto de receptores e antenas para telefonia, projeto de redes de fibra ótica e também em projetos de comunicação via satelite.
- Eletrônica de Potência: Especialização onde o engenheiro elétrico vai atuar projetando e controlando sistemas eletrônicos de potencia tais como máquinas elétricas e motores.
Especializações Relativas a Eletrotécnica:
- Sistemas de Energia Elétrica: Especialização onde o engenheiro vai atuar projetando e implementando sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, tais como usinas e linhas de transmissão.
- Sistemas de Controle e Automação: Ramo de especialização da engenharia elétrica focado no controle de processos indústriais através de sistemas elétricos e computacionais. Envolve o desenvolvimento de sistemas de automação tais como robôs e inteligências artificiais.
Aspectos Favoráveis da Carreira de Engenheiro Elétrico
Há boas oportunidades de trabalho para profissionais de engenharia elétrica principalmente nas áreas de geração de energia, principalmente depois da crise energética de 2001, quando o governo decidiu voltar a investir no setor elétrico. Outras boas oportunidades de emprego estão nas empresas de telecomunicações, suporte as centrais telefônicas, e nas emissoras de rádio e TV atuando na parte técnica.
Aspectos Desfavoráveis da Carreira de Engenheiro Elétrico
Engenharia Elétrica está entre os cursos de engenharia mais tradicionais e procurados, tornando o vestibular bastante concorrido.