Engenharia de Alimentos
Engenharia de Alimentos

Engenharia de Alimentos – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O engenheiro de alimentos atua produzindo técnicas e máquinas para a industrialização e conservação dos alimentos. Conheça mais sobre a carreira em engenharia alimentar.

A Carreira de Engenheiro de Alimentos

Engenharia de Alimentos

Habilitação:
Engenheiro de Alimentos
Duração do Curso:
4 a 5 anos
Área:engenharia
Atributos do Profissional:
Atenção e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 2457,00

O Engenheiro de Alimentos, ( profissional de Engenharia de Alimentos ) é o engenheiro responsável pelo estudo técnico das características dos alimentos e também pelo desenvolvimento de métodos e máquinas de industrialização para estes alimentos.

Ao contrário do nutricionista que vê os alimentos do ponto de vista nutricional e da saúde, o engenheiro de alimentos vê a comida como uma matéria-prima para a indústria.

O engenheiro de alimentos deve ser um profissional multi-disciplinar por natureza, ele precisa utilizar conhecimentos de química, biologia, física e até matemática em seus projetos.

Como o objetivo da engenharia de alimentos é proporcionar alimentos industrializados de alta qualidade, alto valor nutricional e de boa conservação, todos estes aspectos devem ser muito bem estudados e muito bem controlados pelo engenheiro de alimentos.

Durante a fabricação de um alimento industrializado ( sucos de caixinha, peixes enlatados, doces, etc… ) é o engenheiro alimentar que cuida da organização de todas as etapas do projeto definindo a tecnologia e formato da embalagem, o método em que aquele alimento deve ser armazenado ( se vai precisar se congelado, resfriado, etc… ) e também as tecnologias químicas ou físicas que deverão ser usadas para conservar aquele produto.

Também cabe ao profissional de engenharia de alimentos definir o melhor valor nutricional para os alimentos, determinando que tipos de corantes, conservantes e aditivos químicos devem ser usados para dar o melhor sabor, cor e consistência possíveis.

Além de desenvolver embalagens e definir métodos de conservação e preparação indústrial para os alimentos, o engenheiro de alimentos também atua desenhando e projetando as máquinas que vão trabalhar estes alimentos.

O Curso de Engenharia de Alimentos

No início do curso de engenharia de alimentos, a formação é bem multi-disciplinar o aluno tendo aulas principalmente de cálculo, física e química.

A partir do terceiro ano o foco do curso vai se tornando mais prático o aluno estudando técnicas mais ligadas ao ramo da engenharia de alimentos em sí, tais como manipulação química de alimentos, técnicas de armazenamento, técnicas de conservação e também tecnologias de embalagem.

Para finalizar o ciclo de aprendizado, noções básicas de administração e economia preparam o engenheiro de alimentos também para atuar como empreendedor.

Pesquisa Química e Desenvolvimento de Máquinas: Principais Áreas da Engenharia de Alimentos

Grade Básica do Curso de Engenharia de Alimentos

  • Biologia
  • Física Básica
  • Estatística
  • Química Analítica
  • Química Orgânica
  • Tecnologias de Engenharia de Alimentos
  • Economia
  • Administração
  • Cálculo
  • Bioquímica

Desenvolvimento da Agricultura no Brasil e a Engenharia de Alimentos

Devido ao seu tamanho e importância agricola, o Brasil é constantemente chamado de

A agricultura é uma das principais bases de sustentação da economia do Brasil.

Desde a época da colonização no século XV até os dias de hoje, a agricultura sempre foi uma das principais fontes de exportação e renda do nosso país.

O solo, o clima e a hidrologia ( distribuição das águas pelo território ) sempre favoreceram a agricultura no Brasil, Pero Vaz de Caminha em sua famosa Carta do Descobrimento para a corte de Portugal já descreveu nosso país da seguinte maneira: “…em se plantando tudo dá.”.

Desde esta época até os dias de hoje muita coisa mudou e muita coisa evoluiu na agricultura Brasileira, as fazendas que inicialmente se tratavam de grandes latifundios de monocultura hoje se encontram muito mais diversificadas e modernas, o Brasil sendo um grande produtor mundial de café, cana, milho, soja, gado e carne de frango.

Apesar de ainda enfrentar alguns problemas sérios, tais com grilagem de terras, queimadas, necessidade de reforma agrária e falta de dinheiro para financiamento a agricultura e principalmente a agroindústria no Brasil tem evoluido cada vez mais, grande parte desta evolução graças a engenharia de alimentos, que está contribuindo para produzir alimentos industrializados ( principalmente carne bovina e de frango ) em cada vez maior escala e com cada vez mais qualidade.

Especializações da Engenharia de Alimentos

  • Automação de Processos de Produção de Alimentos: Especialização onde o profissional de engenharia de alimentos vai atuar estudando processos de preparação de alimentos para depois projetar máquinas para automatizar estes processos.
  • Planjamento Agroindustrial: O profissional de engenharia de alimentos que trabalha com planejamento agroindustrial trabalha verificando a viabilidade econômica e também ajudando no projeto e construção de novos complexos agroindustriais no campo.
  • Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Embalagens: O especialista em desenvolvimento de produtos e embalagens atua planejando e projetando novos alimentos industrializados para o mercado ou então aperfeiçoando alimentos já existentes.
  • Controle de Qualidade de Alimentos: Especialização onde o engenheiro de alimentos atua inspecionando a qualidade dos processos e das matérias primas das indústrias de alimentos.
  • Tratamento de Resíduos e Despoluição: O engenheiro de alimentos que trabalhar com esta especialização vai atuar junto as empresas, desenvolvendo métodos de processamento de alimentos mais limpos e também planejando projetos de reciclagem e descontaminação de ambientes já degradados.

Engenharia de Alimentos: Aspectos Favoráveis

A agricultura e a agroindústria estão entre as maiores indústrias do Brasil representando juntas quase 10% de todo o PIB. As empresas Brasileiras de produção de alimentos tem expandido sua atividade agro-industrial cada vez mais, exportando para cada vez mais países e em uma quantidade cada vez maior.

Com esta expansão que está acontecendo, não vão faltar empregos para engenheiros de alimentos.

Engenharia de Alimentos: Aspectos Desfavoráveis

A principal desvantagem da área de engenharia de alimentos é que muitas vezes o profissional tem que se deslocar para cidades ou regiões afastadas para poder trabalhar.